This project is read-only.

Introdução

A área de médica é uma das que mais sofre carência em serviços automatizados de baixo custo, mesmo em rotinas simples de medição de dados básicos para um exame superficial como pressão arterial, batimentos cardíacos, temperatura, etc. Um dos motivos para o alto custo dessa instrumentação é o fato de serem baseados principalmente em hardware e o nível de confiabilidade desse tipo de equipamento deve ser muito alto, portanto aumenta seu custo de desenvolvimento e produção, e consequentemente de revenda.

Nesse mercado existem grandes marcas como Philips e outras bem conhecidas da área médica como SpaceLabs e a MicroLife , e destacando-se no mercado de aplicações de medidores de uso doméstico podemos destacar a alemã Geratherm e a nacional Glicomed que atual apenas nesse seguimento. Todas essa empresas usam sistemas muito similares, diferenciado-se apenas em níveis de precisão e configuração de seus aparelhos.

Equipamentos semelhantes no mercado adquirem os dados, e apenas apresentam em um display externo para visualização em tempo real, e alguns poucos são capazes de armazenar alguns Kilobytes de informações (limitados pelo tipo de mídia utilizado e pelo software embarcado utilizado), ou mesmo gerar uma tabela para visualização (em CSV (Comma-Separated Values) ou Microsoft Excel) sem usar uma interface direta com um computador usando-se apenas de um meio de armazenamento não confiável, como o disquete de 3½“.

Hoje em dia microcomputadores estão presentes de forma bastante expressiva no cotidiano de todos, partindo desse princípio este projeto visa a implementação de um sistema de aquisição de dados básicos utilizados na monitoração de sinais básicos (Batimentos cardiacos, pressão arterial, temperatura corporea, taxa de oxigenação sangüinea, e respiração) a baixo custo e de forma não intrusiva, ou seja, apenas com sensores sobre a pele do usuário. Usando um hardware de aquisição de dados para sensores analógicos ou digitais conectado através de uma interface USB (Universal Serial Bus) em um microcomputador, e fazendo todo o processamento dos dados via software, pode-se reduzir efetivamente seu custo final. O software pretende não só processar e exibir os dados adquiridos como também exibir de maneira gráfica em tempo real, distribuir os dados através de uma rede de computadores (LAN, WAN, WLAN, Internet, etc), e persistir em banco de dados para consultas futuras dessas ou Datamining (Mineração de Dados). Hoje no mercado nenhum equipamento tem semelhantes funções implementadas ou se quer em desenvolvimento.

Last edited Jan 15, 2007 at 4:43 PM by dijeferson, version 1

Comments

No comments yet.